Vamos conhecer a origem e lugares pra vivenciar as tradições do São João

Estamos nessa época maravilhosa e festiva que é o nosso são João e nada melhor do que conhecer como isso tudo começou e alguma curiosidades sobre essa festa tão linda...
A origem do são João tem duas explicações..a primeira foi a que ela surgiu antes mesmo de cristo ,lá no Egito..onde eles faziam uma grande fogueira para comemorar e agradecer a colheita farta...E a outra explicação é para os países católicos que fazem homenagens aos santos como São João ,Santo Antônio e São Pedro.A principio o a festa era chamada de festa joanina,e depois o nome foi aprimorado pra festa junina e assim ficou conhecida até hoje!O são João é comemorado com muita festa,dança e comidas típicas...existe a tradição de soltar fogos e fazer fogueira...Existe uma lenda de que as fogueiras vieram da época em que João ainda estava no ventre de sua mãe,que para avisar a Maria ,grávida de Jesus fez uma fogueira e assim Maria soube que João tinha nascido..pela fumaça que viu através da colina...e daí nasceu o ditado:onde há fumaça,há fogo!
As comidas típicas são feitas do milho,como canjica,pamonha,bolo de milho,munguzá,milho assado ou cozido ...existe ainda o pé-de-moleque entre outras delicias.
Na dança não pode faltar e o principal ritmo é o forró,mas existem outros como o baião,o xote,o xaxado,o pé de serra e muito mais!
Muitas cidades do nordeste comemoram o são João com muita festa ,mas existem duas cidades que disputam o titulo de maior e melhor são João do mundo,que é Caruaru-PE e Campina Grande- PB...as duas cidades recebem muitos turistas nessa época e possui estrutura para proporcionar um são João inesquecível pra todos vocês!
E se você está interessado em viajar nesse são João,opções não vão faltar...


Caruaru possui o titulo de capital do forro e tem festa os 30 dias de junho,existe a tradição de suas drilhas,o pátio de eventos que tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas por noite,o auto do moura que é considerado patrimônio imaterial da cidade ,além da vila do forro que é uma replica da cidade e suas comidas gigantes,como o maior cuscuz do mundo!

Já em Campina Grande,a festa é realizada no parque do povo,onde estão instalados bares e restaurantes e um palco para apresentações,além de um lugar para apresentações de quadrilhas juninas e o trem do forró que parte da estação velha ate o distrito de galante!
Que as duas cidades possuem uma certa rivalidade,isso é fato!Então vamos dizer que as duas possuem as maiores festas juninas,e essa competição torna a festa ainda mais bonita a cada ano que se passa,então o que você está esperando?Planeje com toda a família e vá conhecer essa festa maravilhosa,que é tradição cultural do Brasil!

LEMBRETE:Para aproveitar a festa da melhor maneira possivel,cuidado ao manusear os fogos e o mais importante de tudo:NÃO SOLTE BALÕES,pois eles são ilegais e podem causar incendios e vamos curtir a festa \õ/
beijoos =*
Nay

2 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bem?
    Estou passando para divulgar mais um blog de meninices que acabou de estrear!
    Acesse http://causaeestilo.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu não sabia de nada disso! 'Brigada por me enformar! rsrsrs...
    Aceita parceria??
    vida-de-garota-brasil.blogspot.com
    Bjuuus Vicky

    ResponderExcluir

Comentem,tirem suas dúvidas e deixem seus links !