Pele Oleosa-tire suas principais dúvidas aqui

Oi amores,como estão? Hoje eu venho aqui pra mostrar pra vocês uma entrevista que eu encontrei lá no site da revista Criativa,com uma matéria falando sobre pele oleosa,como eu tenho uma pele oleosa e sei que muitas meninas também sorem com isso,devido ao aparecimento de acnes e devido ao brilho eu achei super interessante a matéria que é composta por 23 perguntinhas respondidas,então eu vou mostrar a primeira parte aqui para que o post não fique muito grade e próxima semana eu trago o restante da entrevista pode ser? Bora conferir?

1. Quais as principais características da pele oleosa e qual a melhor forma de identificar se a gente tem?
A pele brilha, tem poros dilatados e pode apresentar cravos e espinhas, que, em geral, aparecem mais na zona T (testa, nariz e queixo). “Um teste simples permite a identificação: passe o dedo indicador sobre a testa no fim do dia. Se deslizar facilmente, está confirmado”, ensina a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo.

2. Em países com clima tropical, como o nosso, esse tipo de pele é mais comum?
“No Brasil, como o calor e a umidade do ar são mais elevados em boa parte do ano, a pele tem tendência a ficar mais brilhante e gordurosa”, diz a dermatologista Ana Carina Junqueira Bertin, da Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo. Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da L’Oréal revela que 54% das brasileiras têm esse tipo de pele.

3. Quais são as diferenças entre a pele oleosa e a mista? Os cuidados básicos são os mesmos?
Na primeira, o excesso de oleosidade acomete toda a face. Na segunda, atinge mais a zona T. Os cuidados são parecidos, mas os produtos devem ser diferentes, sempre adequados a cada tipo. Quem tem pele mista precisa ficar especialmente atenta para não acabar ressecando demais as bochechas.

4. Quais são os principais fatores que levam a pessoa a ter uma pele oleosa? Dá para evitá-los?
A herança genética é a principal causa, e não há como evitá-la, embora seja possível aprender a lidar com o problema. Outros fatores contribuem, como alterações hormonais. Por isso é mais comum termos pele oleosa na adolescência, quando os hormônios estão em grande atividade.

5. A qualidade da alimentação influencia mesmo no problema da oleosidade? De que maneira?
Essa questão é polêmica. Alguns médicos acreditam que a ingestão de frituras e comidas gordurosas em geral contribuem para incrementar a atividade das glândulas sebáceas; outros dizem que não. Só um ponto é consenso: uma dieta pobre em nutrientes prejudica a pele, o cabelo e as unhas – e uma saudável ajuda a trazer saúde e beleza.

6. E no caso do chocolate, existe comprovação de que ele pode agravar o problema?
“Como ele contém muita gordura saturada, não é incomum que pessoas com propensão ao desenvolvimento de acne tenham mais lesões após o abuso de chocolate por causa do papel dos ácidos graxos no organismo”, explica a dermatologista e cirurgiã capilar Leila Bloch, de São Paulo. É que, quando “atacados”, os ácidos graxos reagem desencadeando um processo inflamatório.

7. Quais são as vantagens de se ter pele oleosa? É verdade, como dizem, que ela envelhece menos?
Não é verdade. “Envelhecimento depende de fatores genéticos e ambientais, como sol, fumo e poluição”, diz a dermatologista Ediléia Bagatin, de São Paulo. Segundo ela, a pele oleosa tende a ser mais espessa, o que pode fornecer mais proteção contra agressões externas. Essa seria a “vantagem”.

8. E as desvantagens? É indiscutível, por exemplo, que a incidência de acnes é maior.
De fato, a tendência à acne é maior, assim como a manchas e cicatrizes decorrentes desse problema. E os poros costumam ser dilatados. “Além disso, por falta de informação, as pessoas que têm esse tipo de pele podem exagerar nos sabonetes agressivos e provocar ressecamento”, avalia o cosmetólogo Maurício Pupo, de São Paulo.

9. Em relação aos cuidados diários, existe alguma recomendação importante para quem tem pele oleosa?
Higienize o rosto só duas vezes ao dia, de manhã e à noite. “Lavar excessivamente piora o problema porque a pele resseca e o organismo entende que precisa produzir oleosidade extra”, avisa Ana Lúcia Recio. É o chamado efeito rebote. Use água na temperatura morna ou fria e não esfregue demais ou passe bucha, pois isso estimularia ainda mais as glândulas sebáceas.

10. Que outras etapas são consideradas indispensáveis na rotina de cuidados?
Seja qual for o tipo de pele, a sequência inclui limpar, tonificar e hidratar. Assim, após a lavagem, tonifique com produtos adstringentes sem (ou com pouco) álcool na fórmula, para promover a contração dos poros, equilibrar o pH, acalmar e refrescar a pele. E aplique um hidratante sem óleo.

11. Vira e mexe a gente ouve falar que a pele oleosa não precisa de muita hidratação. Isso é correto?
Uma coisa é diferente da outra, ou seja, é possível ter pele oleosa e desidratada. “Então, não se pode esquecer da hidratação nunca, sempre com produtos que contenham mais substâncias aquosas, como glicerina e ácido hialurônico, e menos ativos oleosos, como óleo de amêndoas e manteiga de karité”, salienta Pupo.

12. Então, é mesmo fundamental só utilizar produtos específicos para esse tipo de pele?
Sim, todos os integrantes do nécessaire devem ser formulados para pele oleosa. “Isso significa só usar cosméticos, medicamentos e filtros solares em versões consideradas mais leves, como gel, gel creme e sérum. Os sabonetes também devem ser especiais, com agentes capazes de reduzir a oleosidade”, diz a dermatologista Patrícia Ormiga, do Rio de Janeiro.
(Fonte: Revista Criativa)

Bom amores,é isso! Super legal as respostas não é mesmo? Me ajudaram muito e tiraram muitas dúvidas! Espero que tenha ajudado vocês também!
BigBeijos

5 comentários:

  1. Você sempre trazendo dicas ótimas!
    Adorei =)

    Bjus

    Rosachoquemakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, adorei as perguntas, muitas eram minhas dúvidas;

    retribui a visitaa?'
    coisas-de-estilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a pele oleosa e adorei suas dicas, flor... Super úteis.



    BjinhOos

    @SanRodriguesS2

    Minha page: http://www.facebook.com/modabelzaemuitomais

    http://www.sanrodriguess2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Óimas dicas, minha pele é seca.
    Boa quarta-feira.
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, seu cantinho eh lindo, ja sou sua seguidora, passa no meu e me segue tbm, adoraria ter voce por la!

    Tem tutorial de make color block assiste e se gostar clica em gostei pra mim por favor. bjo http://www.youtube.com/watch?v=xGBjX849MUM&feature=autoshare

    http://chiquemakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentem,tirem suas dúvidas e deixem seus links !