Pele Oleosa - tire suas principais dúvidas aqui II


Oi amores,como estão? Lembram que do post de terça passada que eu vim aqui mostrar pra vocês uma matéria que eu tinha visto sobre pele oleosa lá no site da Criativa e resolvi mostrar pra vocês (Não lembra? Essa daqui ó kkk ) Então,como eu havia dito ela era uma matéria grande mais era ótima para quem assim como eu sofre com pele oleosa e com as acnes e quer saber mais sobres os mitos e verdades sobre esse tipo de pele,e essa matéria serviu muito pra esclarecer muitas dúvidas e hoje eu trago pra vocês a segunda parte da matéria! Bora conferir?

13. Que substâncias têm o poder de controlar a oleosidade, ou seja, o que procurar nos rótulos?
Alguns componentes com esse poder: extratos de sálvia e camomila, óleo de malaleuca, chá-verde, calêndula, hamamélis, hortelã, cânfora e mentol, presentes em tonificantes. Já os sabonetes antissépticos e as loções adstringentes ou secativas podem conter triclosan, ácido salicílico e peróxido de benzoíla ou enxofre.

14. Os poros sempre se dilatam? Por que isso acontece? E o que se deve fazer para lidar com o problema?
Sim, sempre se tornam maiores. Aliás, esse é um dos grandes problemas da pele oleosa. Os poros ficam dilatados porque não conseguem se livrar do excesso de secreção. Uma indicação é aplicar produtos que controlem a oleosidade, como loções secativas e tônicos. Outra é usar ácido retinoico, com acompanhamento médico.

15. Quer dizer que, de uma maneira geral, os ácidos são recomendados para inibir a oleosidade?
Os ácidos podem ser usados, mas vale ressaltar que não reduzem, de verdade, a atividade das glândulas sebáceas. “O que fazem é ressecar a superfície da pele, melhorando a aparência geral. E diminuem as manchas, clareiam lesões de acne e reduzem o aspecto de pele fotoenvelhecida”, diz a dermatologista Doris Hexsel, de São Paulo.

16. Há outros métodos mais radicais e, ao mesmo tempo, eficazes para combater a oleosidade excessiva?
Antes de tudo, é essencial uma avaliação dermatológica com investigação das causas específicas. A princípio, porém, Doris Hexsel indica dois procedimentos para diminuir a atividade das glândulas sebáceas: uso de isotretinoína oral e terapia fotodinâmica, que é a aplicação de ativos seguida de luz ou laser. Ambos necessitam de acompanhamento médico.

17. Adianta alguma coisa para quem tem pele oleosa fazer esfoliação com frequência?
O procedimento, que remove as células mortas da superfície, a sujeira acumulada e os resíduos de sebo, é muito benéfico. Só não pode exagerar. A indicação é uma vez por semana, se for uma esfoliação vigorosa, ou até três, se bem suave. Mas atenção: se você nunca se submeteu a uma esfoliação e fizer isso pela primeira vez, poderá notar que a superfície se tornou até mais gordurosa. “Isso ocorre por causa da massagem e da própria desobstrução dos poros, que mantinham o sebo represado”, avisa o cosmetólogo Pupo. E acrescenta: “O segredo é a persistência”. Ou seja, insista até que os poros desobstruam completamente.

18. Por que sempre se ouve falar que o estresse tem efeito negativo sobre a pele oleosa?
É difícil medir o efeito exato do estresse sobre a oleosidade. Mas experts acreditam que ele pode, sim, aumentar a secreção sebácea. Pupo sustenta que o sistema nervoso faz uma “verdadeira bagunça” no nosso corpo, principalmente nos hormônios. “Basta reparar como não é raro aparecerem lesões de acne nas vésperas de provas ou de eventos importantes, como o casamento.”

19. O sol traz algum benefício? A sensação é de que ele consegue “secar” as espinhas...
Apesar de a exposição ter efeito cicatrizante, o sol pode aumentar a produção de sebo, além de ser o principal causador de envelhecimento e do câncer de pele. “Assim, o uso de filtro solar é obrigatório para todos os tipos de pele, até em dias nublados e em horários de menor intensidade dos raios ultravioletas”, afirma Doris.

20. Muita gente comenta que o protetor solar aumenta a oleosidade. Mesmo assim, precisa usar?
É preciso escolher um filtro solar adequado. “O protetor ideal para a pele oleosa é leve, em forma de gel, gel creme ou musse, e deve ser aplicado pelo menos duas vezes ao dia em todo o rosto”, afirma Ana Carina. O fator de proteção mínimo recomendado é 30.

21. No caso da maquiagem, que tipo de produto é mais recomendado?
Principalmente nos corretivos e nas bases, prefira os oil free e de textura fluida, que não agregam mais óleo à pele nem obstruem os poros. Também são aconselháveis itens hipoalergênicos, para evitar irritações e alergias. Se a oleosidade for grave, uma opção é trocar o corretivo e a base por itens mais leves, como pós.

22. O primer é um bom aliado para quem tem pele oleosa? Ele consegue uniformizar a pele antes do make?
Certamente é um bom aliado. Desenvolvido para ser um produto pré-make, aplicado antes mesmo da base, o primer é formulado com micropartículas que refletem a luz e deixam a pele com ar aveludado, suavizando os poros dilatados e as linhas finas. Ainda prolonga a duração da maquiagem.

23. Quando a pele da gente é oleosa, o cabelo necessariamente também é?
Não é uma regra: peles oleosas, mistas e secas podem vir acompanhadas ou não de cabelos com iguais características. “A produção de óleo vem das glândulas sebáceas. Elas estão espalhadas pelo nosso corpo todo, mas algumas áreas têm mais glândulas do que outras e, além disso, cada glândula reage de uma forma”, afirma Ana Carina.
(Fonte: Site Criativa)


Bom amores espero que tenham curtido!
BigBeijos

6 comentários:

  1. Adorei as dicas para peles oleosas, tá muito boa flor :) várias coisas eu nem sabia, tirou mesmo minhas dúvidas :* beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!!
    Ótimas dicas!
    Minha pele é mista, também tenho problema com oleosidade ://

    Beijos,
    Marcella
    http://diario-de-marcella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii seu post....minha pele é mista....nas verdade é 8 ou 80 kkkkk...sofro demais viu???agora que esta melhorando um pouco!!!adoreiiiii suas dicas!!!!
    Bjusssssssss
    Passa lá depois!!!

    http://nathysays.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, que dicas maravilhosas tirou todas as minhas duvidas valeu a dica.
    Te espero por lá viu.
    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, gata tudo bom? Amei seu post, parabéns.

    Beijos e participa da brincadeira? Se tiver twitter da um tt: @laraerika_a do blog http://flashesd.blogspot.com.br/ passou pelo o meu blog e adorou (link do seu blog)

    http://flashesd.blogspot.com.br/
    E UMA SEMANA ABENÇOADA POR DEUS!

    ResponderExcluir
  6. Também sobro com a oleosidade da pele aii é horrivel.
    Adorei o post, as dicas, o blog.


    participe do sorteio no meu site: http://www.maquiagemebeleza.com.br/Novidades/sorteio-produtos-nyx.asp?c=136

    Beijos

    ResponderExcluir

Comentem,tirem suas dúvidas e deixem seus links !