Comidas Típicas São João - Bolo Pé de Moleque

Oii amores,como estão? Hoje eu venho falar de coisa boa: comida! kkk E nada melhor pra entrar no climinha de São João que já está chegando pra conhecer um pouco mais das comidas típicas dessa festa tão linda! Bora conferir?

Bom meninas,eu como moro na cidade que é a Capital do Forró,sou mais que suspeita pra falar sobre essas delícias maravilhosas,pois de tudo tem um pouco nas mesas das pessoas que fazem festejos juninos por aqui!
A famosa canjica,pamonha,milho cozido e o bolo de milho  e outras diversas comidas que também são derivadas do milho e não podem faltar na mesa de qualquer pessoa pois são as comidas mais tradicionais! Além dessas também temos o Pé de Moleque, o chocolate quente,o quentão,a cocada,o cuscuz e também o arroz doce! As variações dessas comidas dependem de cada região e pra vocês sentirem um pouquinho do sabor da minha terrinha,eu venho aqui trazer uma receitinha de Bolo Pé de Moleque,bastante apreciado por aqui! Bora lá?



Ingredientes:
5 xícaras de massa de Mandioca
3 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de chocolate em pó
6 ovos
100 g de manteiga (aproximadamente 2 colheres de sopa bem cheias)
1 colher de canela em pó
1 colher de cravo da índia ( sem as cabecinhas)
1 colher de erva-doce
2 xícaras de leite de coco
1 xícara de leite
1 pitada de sal
castanhas para decorar

Preparo:
Bata o açúcar,a manteiga,a pitada de sal e os ovos na batedeira.Desligue a batedeira e adicione a massa de mandioca peneirando para que não forme bolotas e mexa na mão (NÃO retorne para batedeira). Depois acrescente o leite de coco,e continue misturando. Logo após coloque o leite de gado ,o chocolate e o cravo,a canela e a erva-doce (lembrando de que o cravo e a erva doce,devem ser triturados para que fique só o pozinho,você pode triturar no liquidificador,ou no processador.Depois misture bem e coloque em forma untada e enfarinhada, onde a forma deve estar com BASTANTE manteiga para que ele não cole na forma! Agora é só colocar as castanhas picadas por cima e levar pra assar em forno pré-aquecido em forno médio!
O tempo de forno dura aproximadamente 1 hora,podendo variar dependendo d tipo de forno,você saberá quando ele estiver pronto quando você colocar um palito dentro do bolo e o palito sair limpo! Agora é só desenformar e esperar esfriar para servir!


Bom amores,espero que tenham curtido!
Um super beijo!

3 comentários:

  1. Otimo post, vontade de comer tudo agora kkkk

    beeijo.
    Segue o jopattz no twitter: @jopttz

    Jopattz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo esse bolo, um dos meus favoritos, adoro culinária de São João :* beijinhos


    deborah-alana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Wow! delicia, adorei a receita omg,.

    MANIAS GIRLS
    http://maniasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem,tirem suas dúvidas e deixem seus links !