Cupcakeando - Cupcake com ganache colorida e docinhos de leite em pó

Oii amores, como vocês estão? Hoje eu venho aqui com mais uma gordice pra vocês que tenho certeza que vai deixar todas com água na boca, além de muita pena pra comer tanta fofura, eu já ensinei vocês a receita de cupcakes aqui, mas se você gosta de praticidade, pode usar massa pronta sem problema nenhum, e eu também já ensinei em outro post como fazer mais detalhadamente a pasta de leite em pó pra docinhos modelados, que eu sinceramente acho muito mais saborosa do que a pasta americana, também usada para decorar cupcakes, mas que termina sendo deixada de lado na hora de comer!



Eu também já me arrisquei em algumas coberturas para cupcakes, como a buttercream ( que sinceramente não achei muito saborosa) a de chantilly que derrete facilmente,a ganache mole, e a minha velha e tradicional cobertura de brigadeiro, que pra mim nenhuma dessas outras chegam aos pés, só que eu ainda não tinha achado alguma que eu pudesse usar cor, e ficasse firme e saborosa assim como o brigadeiro, foi ai que eu encontrei a receita de ganache dura, e que eu achei perfeita porque eu posso adicionar essência de qualquer sabor nela! Mas vamos deixar de blablabla e conferir o passo a passo?

Pasta de Leite e Modelando os doces:

Essa foto é da preparação da pasta de leite, eu já ensinei a fazer ela aqui, mas dessa vez eu fiz com leite condensado, ela fica mais saborosa, e mais macia para trabalhar. Para essa massa não tem segredo, é só usar a mesma quantidade de açúcar de confeiteiro e leite em pó, no meu caso eu usei uma xícara de cada, e depois fui acrescentando leite condensado aos poucos e amassado, até ir ganhando consistência, não é preciso grandes quantidades, então você pode ir acrescentando aos poucos e ir misturando até começar  a virar uma farofa, e logo em seguida uma massa homogênea. Depois é só abusar de corantes de diversas cores, o mais indicado é corante em gel, se você usar em líquido tem que ter um certo cuidado na quantidade para não alterar o ponto da massa, mas caso isso ocorra, é só colocar mais um pouco de leite e açúcar até conseguir a consistência novamente! Outra coisa importante é lembrar de embalar bem a massa e ir retirando apenas os pedaços que você for utilizar, para que ela não resseque. Deixe os docinhos modelados prontos  antes de fazer a ganache, você pode também fazê-los com antecedência  e deixar no congelador, e quando for usar retirar e deixar descongelar totalmente até que voltem a secar!
Agora é hora de voltar aos tempos de criança e e lembrar dos tempos de massinha de modelar, e soltar a criatividade!



Aqui os amados Minions, super fáceis de serem feitos!

Aqui o bonequinho do Angry Birds e o Mike Wazowski, do Monstros SA



Aqui alguns docinhos de cosméticos, que eu fiquei apaixonada!

E aqui cerejinhas e canudinhos

Preparando a Ganache:

Para a ganache dura, eu usei 250 gramas de chocolate branco, e 1/4 de xícara mais 2 colheres de creme de leite. Se você for usar chocolate preto, acrescente 3/4 de xícaras, a medida aumenta porque o chocolate preto tem menos teor de gordura. Eu dei uma fervida no creme de leite, e assim que começou a borbulhar derramei no chocolate , também já derretido e depois misturei bem, o chocolate branco é um pouco difícil de trabalhar mas não desista, mexe sempre com calma para que ele não cristalize, só depois que ele estiver uniforme acrescente o corante na cor desejada e uma colher e meia de essência de qualquer sabor, eu escolhi menta e a cobertura ficou com um frescor delicioso, mas você também pode usar essência de morango, baunilha, etc. Depois de tudo bem misturado a ganache ainda vai estar cremosa, coloque em um recipiente fechado com plástico filme e leve a geladeira até que as bordinhas comecem a endurecer, é coisa de 10 a 15 min no máximo, então cuidado senão ela endurece totalmente e você não consegue trabalhar mais. Depois mexa novamente misturando, você vai sentir que ela vai ficar macia, mas bem firme. Agora é hora de colocar no saco de confeiteiro e usar imediatamente, pois essa cobertura endurece facilmente!

Montando os cupcakes:

Lembrando que antes de preparar a ganache é importante que você já esteja com os docinhos modelados prontos e com os bolinhos assados e recheados, eu fiz um recheio de leite condensado, apenas com leite condensado e uma colher de manteiga e levando ao fogo até engrossar e ficar com ponto de brigadeiro. Depois com um bico estrela fiz a famosa voltinha que todo munda ama! Agora é só arrumar os docinhos em cima com a sua preferência e decorar com granulados, açúcar colorido, confeitos, etc.

E aqui está o resultado! Dá até pena de comer não dá? E ficam lindos pra decorar qualquer mesa de aniversário, você pode estabelecer um padrão de cores desde as forminhas até a cobertura da ganache e os docinhos.

Aqui são os cupcakes de maquiagem, fiz esmaltes, batons, sombras, e uma bolsa

Aqui é o do Angry Bird e uma decoração tradicional

Ufaa que post enorme hein? Mas eu garanto que é tudo muito fácil, não tem mistério nenhum, é que eu queria falar e mostrar pra vocês todos os detalhes!
Bom amores, espero que vocês tenham curtido! Um super beijo!
E ai ficaram com água na boca?
Um super beijo!

10 comentários:

  1. quero todos amei
    beijos
    http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
  2. só uma palavra descreve isso tudo: perfeição!

    amei. Beijos da Nane Balda
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com agua na boca nayara, delicia, achei lindo os doces de leite em po, ja comi, mas nunca fiz, amei a receita tda, beeeijinhos amiga

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

    Nós indexamos suas receitas e os usuários podem encontra-las utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs dos nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no
    Tuasreceitas.com.br é grátis!Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em 47 paises.

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas) e Twitter (www.twitter.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    ResponderExcluir
  5. Oi... Adorei a receita... Você sabe quantos cupcakes, em média, dá para cobrir?!?!?

    ResponderExcluir
  6. Dependendo da quantidade de cobertura em cada cupcake o número vai variar, mas no meu caso cobri 15 cupcakes

    ResponderExcluir
  7. Coloquei corante p chocolate azul no chocolate branco e ficou verde. Preciso dele azul bebê , o q Fasso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, que chocolate vc está usando?
      Troquei a marca do chocolate e o problema foi praticamente resolvido.
      Agora ficou azul.

      Excluir
  8. Também tenho o mesmo problema: a ganache fica verde ao invés de azul. E usei corante azul, e azul jeans e tbm fica verde. Também preciso que fique azul bebê. O que faço?

    ResponderExcluir

Comentem,tirem suas dúvidas e deixem seus links !